terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Aqui mais um trabalho da aula de clc...

Bem, aqui fica mais um trabalho sobre o documentário Home. A professora disse-nos para nós escrevermos um texto sobre alguns aspectos do documentário.
-Relevância do titulo do documentário
-Importância da temática do mesmo
-Informações mais relevantes retiradas da visualização do documentário
-Medidas tomadas no seu dia que poderão, por um lado, contribuir para o agravamento das questões ambientais, e/ou por outro, ajudar a preservação/conservação do mesmo
-Papel dos mass media na preservação e/ ou deterioração da nossa casa.

Apesar de gostar de escrever, cortei-me logo pois no meu blog está lá tudo, mas pronto, aqui vai mais um pouco de escrita.

Quanto a relevância do título do documentário, no meu ponto de vista gostei pois, como Home é a tradução do português casa. A terra é o nosso planeta, logo a nossa casa. Este título chama bastante à atenção, pois a palavra Terra podia também ser Earth, terra em inglês, o que também chamava a atenção, não tanto como Home que significa a Nossa casa.
Relativamente à importância da temática, nos nossos dias nunca é demais falar nesse assunto, porque se faz muito mal ao ambiente. Eu próprio também o faço. Nós todos temos de mudar radicalmente as nossas vidas, as nossas maneiras de estar no nosso planeta, a nossa casa. Será de todo necessário, a meu ver, tomar certas atitudes que para muita gente são blasfémias:
- Reduzir rapidamente os nascimentos de seres humanos, para níveis ecologicamente sustentáveis;
- Reduzir ou moderar o consumo;
- Eleger atitudes ecológicas;
- Valorizar o conhecimento e o humanismo em detrimento do enriquecimento predador.
Quanto ao seguinte tema, havia muita coisa a dizer, mas digo-vos apenas isto, se acharem que estão a fazer mal, percam um pouco de tempo e pensem duas vezes no ambiente e façam o correcto. A salvação do ambiente está nas nossas mãos, basta querer ajudá-lo um pouco para que ele nos ajude também.
A respeito do impacto dos mass media na questão ambiental também é um tema que dá para falar sobre diversos prismas, porém, os mass media não gostam de abordar muito esta questão pela seguinte razão, pouco vende. É um tema que não dá audiências, malditos shares. No meu ponto de vista podia-se fazer mais e melhor, eles sim têm uma grande vantagem, um grande poder, o poder de nos cativar e poder alertar para estes problemas. Hoje em dia, como eles também estão a sofrer com este maldito problema, estão a apostar mais um pouco na divulgação das questões ambientais. Eu ainda penso que não é o suficiente pois deveriam fazer mais. Deixo-vos aqui um exemplo, temos 4 canais de televisão em Portugal, desses 4 canais apenas um transmite alguma informação sobre o meio ambiente, o segundo canal. Aos domingos de manhã apresenta o programa Biosfera. Durante a semana não se vê mais nenhuma informação sobre esta temática. No meu ponto de vista é pouco, há jornais diários que durante a semana nem uma notícia dão sobre o ambiente. Com isto quero dizer que é muito pouco, para quem pode fazer muito. Penso também que os mass media também são pagos para abafar certos casos de deterioração do ambiente, logo do nosso planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário