sábado, 13 de fevereiro de 2010

Estimativas ... O que é...

Introdução
A estatística é, hoje em dia, um instrumento útil e, nalguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: científico, económico, social, político…
Todavia, antes de chegarmos à parte de interpretação para tomadas de decisão, há que proceder a um indispensável trabalho de recolha e organização de dados, sendo a recolha feita através de recenseamentos (ou censos ou levantamentos estatísticos) ou sondagens.
Existem indícios que há 300 mil anos a.C. já se faziam censos na China, Babilónia e no Egipto. Censos estes que se destinavam á taxação de impostos.

Definição
Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados. No nosso quotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas.



Em linhas gerais a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão através da análise dos dados que possuímos.
Na estatística consideram-se dois ramos:
• Estatística Descritiva, que visa descrever o real de forma de forma a permitir entendê-lo melhor;
A Estatística Descritiva trata da recolha, organização e tratamento de dados com vista a descrever e interpretar a realidade actual ou factos passados relativos ao conjunto observado. O seu objectivo é informar, prevenir, esclarecer.
• Estatística Indutiva que, a partir de uma amostra da população, permite estender os resultados à população inteira.
A Estatística Indutiva trata de estabelecer conclusões relativas a um conjunto mais vasto de indivíduos (população) a partir da observação de parte dela (amostra) com base na estrutura matemática que lhe confere o Cálculo Das Probabilidades.

Universo ou população Estatística: conjunto de seres (humanos ou não) sobre o qual se incide o estudo feito ou a fazer.
Unidade Estatística ou indivíduo: cada elemento do conjunto anterior.
Carácter estatístico ou atributo: propriedade dos indivíduos que foi ou vai ser estudada.
Levantamento estatístico: estudo de um ou vários caracteres relativamente s certo universo.
Média: é o quociente da soma de todos os dados pelo efectivo total.

Moda: é o valor que ocorre mais vezes numa distribuição, ou seja, é o de maior efectivo e, portanto, de maior frequência.
Mediana: A mediana é o valor que tem tantos dados antes dele, como depois dele. Para se medir a mediana, os valores devem estar por ordem crescente ou decrescente. No caso do número de dados ser ímpar, existe um e só um valor central que é a mediana. Se o número de dados é par, toma-se a médias aritmética dos dois valores centrais para a mediana.
Amostra: precisa de ser:
- Representativa: deve conter indivíduos de todos os extractos da população;
- Não viciada: o número de elementos de cada extracto deve ser proporcional à população desse extracto;
- Aleatória: em cada extracto os indivíduos devem ser escolhidos aleatoriamente;
- Ampla: deve ser bastante alargada, para poder apresentar características semelhantes às da população total que pretende representar.

Sem comentários:

Enviar um comentário