segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mass medias ....



"O vídeo com temas geradores de discussão, é um poderoso instrumento de dinamização e enriquecimento da aula, tanto do ponto de vista de conteúdo como da dinâmica participativa e interesse. Se não há tempo na aula para um debate imediato, pede-se aos alunos que façam em casa uma ficha de análise a ser apresentada e debatida na aula seguinte".


A comunicação é um marco histórico que revolucionou o mundo. Desde os primatas, até os dias actuais. A tecnologia avançou a passos largos. A comunicação teve seu contributo na medida em que o tempo passava, ela estava sempre presente. Foi e continua sendo ao inviés,o mais importante da evolução humana, fez o grande diferencial entre o ontem e o hoje. Será a mola propulsora entre o hoje e o amanhã. Será uma grande força contributiva de um futuro bem próximo.








Muito se estuda sobre as origens da comunicação, e a maneira mais natural de se entender o processo evolutivo da comunicação humana é analisar a evolução humana, e a evolução dos elementos da comunicação, apresentados. É importante ter em mente que apesar de abordarmos separadamente, a evolução dos elementos da comunicação, elas ocorrem de maneira paralela e encadeada. Os agentes destas mudanças são o emissor e o receptor, que ainda hoje somos nós, seres humanos. As primeiras representações gráficas eram pictóricas, ou seja, eram uma tentativa de copiar a imagem real registando-a como é vista. Da simplificação das pictografias surgem os primeiros símbolos, que representam conceitos não totalmente explícitos, e cada vez mais vão exigir um certo conhecimento prévio para serem significativos, tal qual na linguagem falada, alias, referência no desenvolvimento da escrita que conhecemos hoje, quando passa a representar graficamente a linguagem oral, relacionando símbolos a fonemas, evoluindo dos hieróglifos e dando origem à linguagem escrita. A primeira língua oficial considerada foi o sânscrito. Com códigos comuns e definidos, o grande desafio na comunicação era o alcance da mensagem. O homem passa, então, a desenvolver meios que possibilitem um maior alcance e uma maior rapidez na transmissão das mensagens.• Tribos indígenas utilizavam tambores para transmitir códigos sonoros e fogo como códigos visuais para comunicação à distância. As civilizações têm a figura dos mensageiros, encarregados de levar pessoalmente a mensagem dedicando a vida ao envio de mensagem dos imperadores.• O primeiro telégrafo (visual) só foi inventado em 1794, e utilizava conjuntos de hastes móveis, colocadas em locais altos (montanhas e torres), que formavam códigos transmitidos de um conjunto a outro. Já no século XIX, com o conhecimento e relativo domínio da electricidade é construído o aparelho de telégrafo usando linhas de energia (Samuel Morse), que mais tarde foram utilizadas para a transmissão da voz, a invenção do telefone, por Antônio Meucci (1856). Da electricidade para ondas electromagnéticas pouco se esperou, descobertas por Heinrich Hertz em 1866 elas possibilitaram a comunicação à grandes distância sem a necessidade de cabos e fios. Tanto a electricidade quanto a ondas electromagnéticas são utilizadas na comunicação hoje (telefone, rádio, televisão e Internet), porém estão gradativamente sendo substituídas pela nova "onda" nas comunicações, a luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário